sábado, 12 de março de 2016

Carta aberta da Unidade Classista à CSP-Conlutas

Unidade Classista vem, uma vez mais, lamentar que a CSP Conlutas insista em incluir a assinatura de nossa corrente sindical em declarações ou convocatórias de cuja linha política discordamos, sem qualquer consulta prévia e, o que é mais grave, após reiteradamente informarmos à direção dessa entidade e inclusive nos expressarmos publicamente sobre a divergência.
Desta vez, denunciamos a desrespeitosa inclusão do nome da Unidade Classista na convocação de um ato público, para o dia 1º de abril próximo, com palavras de ordem que consideramos inadequadas para a atual conjuntura.
Nossa principal discordância – a mesma que já tínhamos expressado em ocasiões diferentes – é em relação à palavra de ordem“Basta de Dilma”, que sugere uma forma envergonhada de, objetivamente, fazer o jogo da campanha da direita pelo impeachment da Presidente da República, ainda mais em meio a um clima de histeria antipetista e às vésperas de manifestações com esse objetivo.
Unidade Classista se insere num campo político de oposição de esquerda aos governos petistas, que serviram aplicadamente ao capital enquanto bem administravam seus fabulosos lucros e, ao mesmo tempo, cumpriam o papel de bombeiros da luta de classes. Portanto, não participamos de manifestações de apoio a Dilma nem a Lula, que agora recorrem aos trabalhadores porque as classes dominantes resolveram acabar com a terceirização que haviam concedido ao PT. Mas, definitivamente, muito menos vamos nos somar a uma campanha da direita para derrubar o atual governo e substituí-lo por um outro mais eficiente ao capital, para acelerar e aprofundar a pauta neoliberal.
Infelizmente, a conciliação do PT criou uma correlação de forças desfavorável para os trabalhadores. Não há espaço nesta quadra para ilusões voluntaristas, como o “Fora Todos”. Seja qual for o governo que resulte dessa crise política do regime da democracia burguesa – em verdade uma ditadura das classes dominantes – será contra os trabalhadores, seja ele alguma forma de parlamentarismo com Dilma (como uma caricatura de rainha da Inglaterra) ou a posse do vice-presidente para completar o mandato em nome da já selada coligação PMDB/PSDB.
Unidade Classista considera que o momento é de concentrar esforços para a mobilização e a organização da classe trabalhadora em luta por suas demandas e para construirmos a unidade de ação das forças anticapitalistas, como condições para o enfrentamento da ofensiva contra os interesses do proletariado e dos setores populares.
Coordenação Nacional da Unidade Classista (12/03/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário