Quem somos?

A Unidade Classista é uma corrente sindical da esquerda revolucionária que atua com a perspectiva de potencializar o processo de organização dos trabalhadores para o enfrentamento aos ataques que o sistema capitalista e seus gestores nos impõem. Seu primeiro congresso, o que culminou na sua fundação, se deu em novembro de 2012, por parte de militantes sindicais organizados no Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo em vista a necessidade de formar uma corrente sindical ampla, que ampliasse a abrangência do movimento sindical outrora restrito aos militantes do partido.
Na perspectiva da construção de uma nova e ampla entidade sindical, classista, democrática e independente para a condução das lutas do proletariado, é fundamental que a Unidade Classista mantenha permanente e franco diálogo com as forças que atuam na defesa dos trabalhadores sob um viés classista, pois são nossos aliados na luta contra o capital.
Nossa tarefa, portanto, não é nada simples: organizar os trabalhadores, elevar seu nível de consciência e construir um sindicalismo pela base em todo o país (evocando também o internacionalismo proletário), combatendo o sectarismo e o corporativismo.
Pensamos que a criação de uma nova central deve ser produto de um processo de unidade de ação nas lutas cotidianas dos trabalhadores e de acordo com um calendário que não seja burocrático e muito menos se deixe confundir com a agenda eleitoral nacional. Sendo a central uma união voluntária de forças políticas e sindicais, nenhuma delas pode impor a outras a sua concepção, sob pena de se tratar de uma falsa unidade. 
No estado de São Paulo, onde existe a maior quantidade de trabalhadores no Brasil, estamos dispostos ao debate, à organização, e à luta. Para isto, chamamos os trabalhadores e trabalhadoras a retomarem a sua organização em cada local de trabalho, combatendo os acordismos do "sindicalismo de gaveta" a fim de atingir a melhoria das condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora na perspectiva da luta de classes. Você que é um trabalhador combativo, junte-se conosco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário